Por que um RH estratégico precisa de filmes humanizados?

Uma das razões da Oneness existir é a valorização do ser humano e de suas emoções, suas habilidades, suas necessidades, sua capacidade de ser motivado e de transformar. Talvez daí venha a nossa afinidade com o conceito estratégico e mais humanizado de Gestão de Pessoas e de Recursos Humanos: oferecer um olhar atento às pessoas para que elas sejam o melhor que podem ser.

Filmes humanizados são ferramentas poderosas para quem trabalha com pessoas e busca obter uma conexão com elas (lembrando aqui que as áreas de Comunicação e Marketing também são extremamente beneficiadas por essas produções, mas para uma abordagem mais específica, vamos nos focar nas peças que atendem bem RHs humanizados). Vou então pontuar os tipos de produções e ocasiões em que esses filmes não apenas são fundamentais, como também impactam direta e positivamente indicadores de desempenho e clima organizacional.

Antes de mais nada, o que NÃO é um filme humanizado.

Não é um filme só para emocionar ou promover alguma ação. É um filme roteirizado e produzido estrategicamente visando um objetivo – a seguir listei os que costumam ser mais frequentes dentro das organizações – e que prioriza a peça fundamental desse processo: o ser humano que se quer alcançar (público).

Algo importante de se dizer é que, embora existam diversas técnicas dentro da produção audiovisual humanizada (desde técnicas narrativas a técnicas de pós-produção), nenhuma delas deve ser usada de forma a deturpar a realidade do cliente, demonstrando intenções, ações ou conceitos com os quais ele não trabalha de fato. O discurso humanizado funciona quando é legítimo: um reflexo do que já é ou está setornando uma realidade na vida da organização.

4 razões que levam um RH estratégico a nos procurar

Creio que se formos citar as principais razões que levam os departamentos de Recursos Humanos estratégicos a nos procurarem, poderíamos dividi-las basicamente em quatro:

  1. Informar: quando é preciso transmitir mensagens internas ou externas importantes, que garantam uma comunicação eficaz, inclusive em processos de integração (quando o colaborador entra na equipe);
  2. Sensibilizar: quando é preciso inspirar, motivar e despertar a atenção da equipe, de colaboradores, voluntários ou do público em geral para alguma campanha, ação, projeto ou evento (que será ou já foi realizado);
  3. Desenvolver: quando é preciso capacitar, treinar ou atualizar o time sem ruídos e sem tornar o processo exaustivo;
  4. Recrutar: quando é preciso buscar talentos.

Os tipos certeiros de filme para um RH humanizado

Quando o assunto são os tipos de filmes que propomos como solução à essas necessidades, é preciso dizer que são personalizados e definidos após um diagnóstico bem elaborado que leva em conta cada particularidade do cliente ou da organização. Mas ainda assim, é possível pontuar algumas peças-chave que costumam ser certeiras para RHs que atuam de forma humanizada e criativa (reforçando que aqui vamos nos ater apenas aos tipos de vídeo, sem detalhar suas variações ou aspectos técnicos).

🎯 1. Recruitment Video (Filmes Para Recrutar Talentos)

Investir em filmes estratégicos na busca por talentos é extremamente eficaz por vários motivos: transmite a credibilidade do programa de contratação, amplia o alcance na busca de perfis específicos e fortalece a imagem da organização diante do público em aspectos como transparência (ao abrir suas portas e mostrar a rotina interna), posicionamento digital, plano de carreira e cultura organizacional.

🎯 2. Company Policy Video (Filme sobre a Política da Organização, Normas e Condutas)

Justamente por tratar de questões mais ¨sérias¨, esta é uma peça que, para ser eficaz, precisa ser criativa. Filmes de Integração ou Normas de Conduta são uma grande oportunidade de trabalhar pautas sérias com leveza (e, se o perfil da organização permitir, até com humor), sem deixar de lado a importância do tema.

🎯 3. Filmes de Conscientização e Acolhimento 

Um dos pontos principais da perspectiva humanizada é a atenção a temas como saúde física e mental, inclusão social, respeito e equidade. Você já parou para pensar em quantas vidas podem ser (e já foram) salvas em ações de diagnóstico e prevenção realizadas dentro das organizações? Que é possível estabelecer uma cultura de acolhimento e informação diante dos desafios que os colaboradores e membros da equipe enfrentam não apenas dentro, como também fora da organização?

🎯 4. Filmes sobre Ações e Programas Sociais

Essa é outra grande oportunidade de organizações sensibilizarem o público interno e externo para causas que apoiam ou defendem, reforçando seu posicionamento humano, aumentando o número de voluntários e ampliando tanto a procura como o apoio a esses projetos.

{Abaixo um exemplo de filme humanizado que produzimos voltado para causas sociais}:

🎯5. Business Training Video (Filmes para Treinamentos) e Corporate Event (Filmes para Eventos Corporativos)

Welcome videos (filmes de boas vindas), Highlight videos (filme com os melhores momentos do evento), filmes para treinamento/atualização do time e até Report videos (filmes de relatórios ou prestações de contas), não só podem como deveriamapresentar uma abordagem humanizada, já que são ocasiões que reúnem um número relevante de pessoas.

🎯 6. Motivational Video (Filmes de Reconhecimento ou Motivacionais)

Geralmente são filmes conectados a alguma ação interna de valorização do time ou dos colaboradores, como reconhecimento, premiações, homenagens ligadas a datas relevantes (como Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia do Trabalho, por exemplo).

São produções muito ricas do ponto de vista humano porque além de envolverem emoção e até humor, têm como principal objetivo reconhecer a importância e o valor das pessoas nos papeis que elas desempenham.

🎯 7. Filmes sobre Cultura Corporativa e Institucionais

Essas são produções que, quando humanizadas, criam um forte engajamento e uma conexão profunda entre o público, os colaboradores e a instituição. São excelentes oportunidades de tratar temas como missão, visão e valores, gerando identificação, sensação de pertencimento e quebra dos estereótipos de hierarquia.

{Abaixo um exemplo de shortfilm institucional humanizado que produzimos}:

Concluindo: mas o que se ganha investindo em filmes humanizados?

Depois de percorrermos o caminho das razões pelas quais os profissionais de Recursos Humanos mais nos procuram (Informar, Sensibilizar, Desenvolver, Recrutar) e os tipos mais frequentes de filmes humanizados que apresentamos como solução (listados acima), chegamos ao último ponto: o resultado que se espera ao investir nessas produções.

Como mencionei no início desse artigo, produzimos filmes humanizados de forma estratégica para atingir objetivos específicos. Alguns resultados são mensuráveis de forma direta, como a resposta ao call to action de um filme, o número de inscritos em um programa de recrutamento ou o feedback do próprio time e público; e outros de modo indireto, como o comportamento dos colaboradores e as mudanças em indicadores de desempenho, por exemplo. Ainda assim, entre os resultados diretos e indiretos, nós observamos três pontos frequentes e extremamente positivos quando trabalhamos em parceria com Recursos Humanos na produção de nossos filmes humanizados:

  • Eficácia na comunicação (interna e externa);
  • Melhora significativa no clima organizacional;
  • Engajamento e sensação de pertencimento

Isso ocorre também porque o audiovisual é uma ferramenta que une frentes muito eficazes: o discurso, a imagem e o som. Esse trio, quando usado de forma estratégica, potencializa exponencialmente a comunicação e gera impactos positivos que vão bem além da dinâmica interna da organização.

Falando de modo direto: uma instituição deve investir em filmes humanizados porque ela é feita por pessoas e para pessoas. Pessoas precisam ser compreendidas, motivadas, reconhecidas, treinadas com excelência, e, sobretudo, vistas como seres humanos que têm não apenas potencialidades, mas necessidades e emoções.

E acredite: é incrível ver as realizações e a força com que pessoas realmente motivadas podem agir, se reinventando, influenciando e transformando o contexto em que vivem.

Esse é o trabalho que propromos com a Oneness. Produzir filmes que ajudem empresas, organizações, ONGs e projetos a se comunicarem de forma estratégica para fazerem a diferença na vida das pessoas. Ou como dissemos lá em cima: olhar para o ser humano de forma atenta para que ele seja o melhor que puder ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *